FORGOT YOUR DETAILS?

Caruaru

Caruaru, município mais populoso do interior do Estado de Pernambuco, é conhecido como a “Capital do Forró”, “Princesa do Agreste” e “Capital do Agreste. Com uma população de 314.912 habitantes e uma área territorial de 920,611 km2 segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De clima semiárido, em virtude da sua altitude, a região está menos sujeita a ser castigada pela aridez natural do nordeste.

Os primeiros habitantes de Caruaru foram indígenas. A cidade como é hoje conhecida, surgiu em 1681, quando a família Rodrigues de Sá mudou-se para lá e fundou a Fazenda Caruru. Com o tempo, um povoamento formou-se dentro do próprio terreno, onde foi construída a Capela Nossa Senhora da Conceição. Caruaru foi elevada à condição de cidade em 18 de maio de 1857.

A cultura de Caruaru é muito valorizada pelo fato da cidade ser considerada um celeiro de artistas, sendo berço de músicos, escritores, poetas e artesãos, lista em que figuram nomes como Vitalino, os irmãos Condé, Álvaro Lins e Austregésilo de Athayde. Por isso, a cidade ganhou da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), o título de maior centro de arte figurativa das Américas.

Caruaru é responsável também pela maior festa popular do Brasil em termos de dias consecutivos, a Festa do São João de Caruaru, que dura 30 dias. Em 2015, o chamado Maior e Melhor São João do Mundo gerou para economia da cidade R$ 200 milhões.

Eventos como esse foram responsáveis pelo crescimento da economia e do turismo locais. Durante muito tempo, a economia da cidade esteve embasada na prestação de serviços, na atividade agropecuária e industrial. No entanto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir do ano de 2002 a economia passou a estar centrada no comércio, especialmente nas feiras livres. A Feira da Sulanca, por exemplo, é conhecida como a maior feira livre do mundo. O destaque nessa atividade são as confecções, com o nome derivando de “helanca que veio do sul”.

Pode-se citar ainda a famosa Feira de Caruaru, que também atrai muitos visitantes. Considerada um Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), lá é possível encontrar de tudo: de roupas a alimentos, utensílios para casa e artigos eletrônicos.

A atividade turística é também favorecida pela boa qualidade da infraestrutura oferecida com hotéis, restaurantes, bares e shopping centers. Entre outros pontos turísticos estão a Casa Museu Mestre Vitalino, a Casa Museu Mestre Galdino, o Palhaço do Artesão, o Vale do Tauá, o Autódromo Ayrton Senna, o Morro do Bom Jesus, o Espaço Cultural Tancredo Neves, a Serra dos Cavalos, o Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho, a Trilha da Cachoeira do Nestor, a Pedra da Torre e a Pedra do Sítio Zamba.

Fonte:

Prefeitura de Caruaru
Ministério do Turismo
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Foto por Chris Robin

TOP